Segurança
Marcadores:
Cidades Italianas,
Dicas
O problema social que mais aflige o brasileiro é a
falta de segurança. O criminalidade nos atinge psicologicamente,
fisicamente mas também economicamente. Na Itália as coisas são muito
diferentes, principalmente no norte deste país.
Os cidadãos italianos podem realmente "ir e vir".
Em qualquer hora do dia ou da noite observa-se em todas as cidades
italianas pessoas que pesseiam nas praças, parques e ruas. Infelizmente,
no Brasil as praças públicas são pontos inacessíveis à noite. Caminhar
tranquilamente em uma rua do centro de uma cidade brasileira é coisa do
passado.
Muitos italianos preferem sair à noite ou de madrugada a pé, caminhando
pelas ruas e praças ao invés de usar o carro. Os monumentos são
preservados e a segurança é muito grande.
É raro que roubem um carro na Itália, e dessa forma, são poucos os italianos que pagam seguro contra roubo.
Assalto à mão armada, assalto no semáforo, estupro, assassinato,
chacinas são coisas consideradas na Itália de "terceiro mundo" pois é
algo que praticamente não existe neste país.
Um pouco de criminalidade existe na Itália, e se limita a pequenos
furtos (em ônibus, por exemplo) na maioria das vezes cometidos por
extra-comunitários vindos da África, dos países árabes ou do leste
europeu.
Dicas:
- É ilusão imaginar que mesmo em países do Primeiro Mundo você estará a salvo de algum tipo de violência: o turista é sempre um dos alvos preferenciais dos marginais.
- Em primeiro lugar, procure ser discreto.
- Nunca transporte o grosso de seu dinheiro nem seu passaporte e documentos importantes em bolsas a tiracolo. Você pode optar pela velha bolsa de tecido resistente, usada por dentro da roupa, fechada com zíper ou velcro e presa com um elástico resistente em volta da cintura. Por precaução, faça-a numa cor clara e anote nela seu nome e número de passaporte.
- Deixe na carteira apenas pequenas somas em moeda do país para os gastos diários. Nunca coloque sua carteira no bolso de trás da calça ou bolsa de mão. Coloque-a no bolso da frente da calça, do blusão ou numa pochette de cintura. Esta, principalmente em lugares lotados, devem estar na frente, nunca na lateral. - Em alguns países os batedores de carteira são tão hábeis que, sem exagerar demasiadamente, diríamos que conseguem roubar sua meia sem tirar a seu sapato! Leve consigo apenas o que for realmente necessário. Evite sair com documentos importantes, carteira profissional, cic, rg, e - se você não vai sair para fazer compras – cartões de crédito. Faça com que, se você for roubado, o prejuízo seja mínimo.
- O passaporte brasileiro é um atraente objeto de cobiça em muitos países, onde chega a ser vendido no mercado negro. Proteja-o. Se for possível, ande apenas com o xérox do passaporte e um cartão do hotel.
- Os cheques de viagem são sua segurança. O que é realmente importante é nunca guardá-los junto com o recibo de compra nem com o passaporte.
- Muitos hotéis possuem cofres de segurança nos quartos ou na recepção: use-os para valores mais altos ou também para os cheques de viagem se você não se sente seguro em deixá-los dentro da mala, no quarto.
- A grande maioria dos furtos ocorre em locais em que há grande concentração de pessoas, como mercados, estações, ônibus, metrô e trens lotados. O roubo de bagagem também é comum nas estações e nos saguões de aeroportos. Fique de olho. Outro golpe clássico: ao chegar com as malas na portaria de um hotel, fique atento se três ou quatro pessoas entrarem simultaneamente. Pode ser que não sejam exatamente turistas... e enquanto você está ocupado falando com o recepcionista ou preenchendo sua ficha de hóspede, as malas desaparecem.
- Não ande a pé na rua em lugares desertos ou bairros suspeitos. Esse conselho é particularmente importante em grandes cidades, para pessoas sozinhas e para mulheres, mesmo que estejam em grupo.
- Desconfie de pessoas que o abordem para oferecer um táxi clandestino em um aeroporto ou estação.
- Nas praias, não abandone seus objetos na areia ao entrar na água.
- Cuidado com certas “amizades” e convites de estranhos em viagem. Isso vale duplamente para mulheres viajando sozinhas.
- Se alugar automóvel, não deixe a bagagem visível dentro do veículo. Se isso for inevitável, estacione o veículo em um lugar seguro.
- Cuidado com certos tipos de paqueras, sobretudo em países onde existe o chamado turismo sexual: os golpes contra turistas são freqüentes!
Fontes:
Postar um comentário