9 Lugares gratuitos em Veneza para se visitar
Veneza tem a reputação de ser cara, mas não desanime. Muitos dos lugares mais interessantes são grátis. Se passar a maior parte do seu tempo nos lugares que são discutidos neste artigo, ficará com dinheiro para as coisas que lhe realmente importam; sejam os seus interesses, culturais, gastronómicos, alojamento ou compras.
Na maior parte dos 9 locais que se seguem, você não tem de gastar um único Euro. Em alguns casos pode optar por pagar modestas quantias para ver uma ou outra atracção adicional:
1 - Praça de São Marcos
A Praça de São Marcos (Piazza di San Marco) é o principal destino turístico de Veneza e por isso é abundante em turistas de todo o tipo que coexistem pacificamente uns com os outros. Se não quiser sentir-se roubado, não beba nenhuma bebida numa das várias esplanadas da praça, os seus preços são exorbitantes.2 - Basilica de São Marcos
Fica localizada na Praça de São Marcos e é a igreja mais famosa de Veneza. O seu exterior é um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina, com cinco abóbadas e mais decoração do que um bolo de casamento. O interior é espectacular, com mosaicos dourados que ganham vida das 11:30 ás 12:30, quando a igreja é iluminada. A entrada é gratuita, apesar de ser habitual deixar um donativo. Tem de comprar bilhete, caso queira visitar o museu.
Nota: Tenha atenção a roupa que vai vestido (tops, calções e outro tipo de roupa que mostre demasiada pele, não são permitidos).
3 - Zona Ribeirinha (Baia de São Marcos)
Na zona ribeirinha da Baia de São Marcos pode ver hotéis, cafés e exposições. A menos que esteja com pressa, vá andando até Sant' Elena, uma zona residencial do século 19 e princípio do século 20 com parques, o estádio de futebol da cidade, e uma marina.
4 - Grande Canal
É o maior e mais importante canal da cidade. A melhor maneira de o ver é de vaporetto. Não é caro (ao contrário das gôndolas). Para ver este canal gratuitamente, pode fazê-lo através das várias pontes que o atravessam.
5 - Ponte de Rialto
É a ponte mais antiga e mais famosa de Veneza e uma das pontes sobre a qual pode observar o Grande Canal.6 - Mercados de Rialto
É aqui que os proprietários dos restaurantes e os residentes fazem as suas compras 6 dias por semana. Existem 2 mercados. Um que vende legumes e frutas frescas (Erberia) e um de peixe (Pescheria).
7 - Gueto de Veneza
Foi neste bairro que existiu a primeira comunidade judaica segregada na Europa. O gueto tem diversas características interessantes, tais como os edifícios históricos que foram construídos para acomodar uma população judaica densa e as sinagogas que serviram judeus de nacionalidades diferentes. Se tiver tempo e uns alguns Euros para gastar, visite o Museu Judaico.
8 - Canais, praças e ruas
Para conhecer a "verdadeira" Veneza, ande pelas ruas secundárias, longe das ruas e praças principais. Assim vai poder ver como vivem os habitantes de Veneza, além de descobrir uma sucessão infinita de ruas pedestres, de canais, de pontes e de surpresas.
9 - Igrejas
Já aqui mencionei a Basílica de São Marcos, mas existem muitas outras igrejas que merecem o seu tempo. Algumas são grátis e em outras é necessário pagar uma modesta quantia. A Basílica de Santa Maria della Salute (Santa Maria da Saúde) é grátis em alguns períodos do dia, mas se quiser visitar a sacristia tem de pagar uma pequena quantia. Algumas pequenas igrejas como a igreja de são também grátis.
Na ilha de Murano, pode entrar gratuitamente em San Pietro Martire mas tem de pagar uma pequena quantia para ver o mais interessante, a Basílica dei Santi Maria e Donato.
Em outras igrejas, a admissão pode ser livre fora da estação, quando não existem visitantes suficientes. Assim não se justifica ter um vendedor de bilhetes.
Seja o primeiro a comentar ;)
Postar um comentário