Dicas de Roma - Fontana di Trevi
Marcadores:
Atrações Turísticas,
Rome
A partir deste post vou começar a dar uma descrição sobre alguns pontos turísticos importantes de algumas cidades italianas.
Vamos iniciar por Roma a cidade eterna.
Fontana di Trevi
A Fontana di Trevi (Fonte dos trevos, em português) é a maior (cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura) e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália e está localizada na rione Trevi, em Roma.
A fonte situava-se no cruzamento de três estradas (tre vie), marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. No ano 19 a.C., supostamente ajudados por uma virgem, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 quilômetros da cidade (cena representada em escultura na própria fonte, atualmente). A água desta fonte foi levada pelo menor aqueduto de Roma, diretamente para os banheiros de Marcus Vipsanius Agrippa e serviu a cidade por mais de 400 anos.
Todos conhecem a lenda da moeda que quando é jogada de costas para a fonte, assegura um retorno a Roma. Mas a Fontana di Trevi esconde também outras lendas, que foram surgindo durante quase dois séculos de sua história.
Uma destas lendas se refere a Nicola Salvi, o arquiteto que projetou a fonte. Segundo a lenda, a escultura no muro que circunda a fonte na esquina com o rua da Stamperia, que parece representar um grande vaso, tenha sido colocada por Salvi por um motivo bem preciso.
Parece que o arquiteto não se dava muito bem com um barbeiro que tinha sua loja bem na rua que hoje é a da Stamperia. O barbeiro o assediava com criticas e julgamentos negativos sobre os trabalhos na fonte. Assim Salvi colocou a sua frente este vaso, de forma que não pudesse mais ver os trabalhos. Os romanos depois re-batizaram esta escultura com o nome de asso di coppe (ás de copas), pela sua semelhança com a carta de baralho.
A fontana de Trevi e o cinema
Em 1964, foi lançado o filme que leva seu nome Fontana di Trevi - filmado pelo diretor Carlo Campogalliani.
O monumento foi o cenário de uma das cenas mais famosas do cinema italiano: em La Dolce Vita de Federico Fellini, Anita Ekberg entra na água e convida Marcello Mastroianni a fazer o mesmo.
Precedentemente, a fonte foi o cenário do filme estadunidense Three coins in the fontain, onde a fonte do título é a própria Fontana dei Trevi.
Em Tototruffa 62, Totò tenta vender a fonte a um turista.
A fonte aparece como fundo principal no videoclip da canção Thank You for Loving Me do grupo Bon Jovi.
Trevi Fountain Virtual 360° panorama and photo gallery.
Fonte: Wikipedia
Seja o primeiro a comentar ;)
Postar um comentário